As mudanças climáticas, causadas em grande parte pela ação humana, levam ao aumento de desastres naturais, tais como secas, inundações e tempestades. Com isso, as pessoas são forçadas a deixarem suas casas e se tornem refugiados/migrantes climáticos.
Há vários impactos das mudanças climáticas: Desastres Naturais, Vulnerabilidade, falta de políticas públicas que se adaptem à nova realidade climática e, claro, a necessidade do sustento. É o que faz as pessoas saírem de um lugar para o outro. Nesta seara, as mudanças climáticas são um dos principais impulsionadores da migração forçada, tanto dentro do país quanto internacionalmente.
🌱 Transformar resíduos em impacto positivo é possível. A Realixo oferece soluções sustentáveis que unem gestão eficiente, inclusão social e regeneração ambiental.
Resíduos, CO₂ e Justiça Climática
É possível mitigar o alto índice de emissão CO2 na atmosfera: o controle da gestão de resíduo reciclado ou orgânico é um ponto importante. Para além do tópico da Economia Circular e Logística Reversa, os resíduos são fonte de renda para os catadores e, com isso, geram renda digna e sustentável para famílias. Com a boa gestão, também há que se levar em consideração o impacto positivo para o meio ambiente. O resíduo tem valor e preço.
Os resíduos orgânicos também são preciosos. A compostagem pode ser realizada nas pequenas ou grandes cidades. Infelizmente, falta incentivos para que a Sociedade Civil realize ações constantes para que saia do campo temático e vá para a ação. Tanto os resíduos recicláveis quanto os orgânicos impactam positivamente o meio ambiente, se tiverem um bom gerenciamento. Caso não, o impacto é sentido com a alta emissão de CO2 e o efeito cíclico continua: aquecimento dos oceanos, queimadas, migração forçada.
O movimento contrário é possível: acolhendo os migrantes e tornando-os parte de um planejamento urbano eficaz, onde os atores diretamente envolvidos carregam sua responsabilidade para compor uma política pública diferente e fazer melhor para o meio ambiente.
♻️ Quer saber como sua empresa ou comunidade pode contribuir para a justiça climática por meio da gestão de resíduos? Conheça as soluções da Realixo e inspire-se a fazer diferente.
Mariana Galindo Calado é advogada, estudante do tema Sustentabilidade e sócia da plataforma crowdfunding Nature Invest.
Referências
WORLD ECONOMIC FORUM. How composting food waste can help the environment. 26 jun. 2023. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2023/06/composting-food-waste-environment/. Acesso em: 18 jul. 2025.